10 motivos pra você viajar pra Phi Phi, na Tailândia
Viajar pra Phi Phi, na Tailândia, sempre foi o item número um da minha lista quando um dia eu fosse para o Sudeste Asiático. Afinal essa ilha paradisíaca é estampada em fotos pelo mundo todo com seu mar de tons azuis e verdes cheio dos longtails, os famosos barcos tailandeses.
Nem o trágico tsunami afastou os turistas daqui. E quando percebi então que a ilha não tinha carros, tinha uma vida noturna agitada, bons restaurantes e bares, além de hotéis pra todos os bolsos, fiz questão de incluí-la no meu roteiro pela Tailândia.
Apaixonado pelo lugar, já até voltei pra lá apenas dois anos depois. Listo então aqui alguns motivos pra você viajar pra Phi Phi.
1. O CENÁRIO DE CARTÃO POSTAL
Quando alguém fala em praia da Tailândia, aposto que na sua memória logo vem um cenário como esse abaixo.
E Phi Phi é o lugar perfeito pra você ver e fotografar esse mar lindo com os longtails, os barcos charmosos do país. Quando na ilha, logo na região do píer, onde você irá chegar, já será possível vê-los.
2. MAYA BAY
Também não dá pra falar de Tailândia sem falar na Maya Bay, a praia mais famosa do país. Cenário do filme A Praia, ganhou fama no mundo todo depois que Leonardo DiCaprio colocou os pés aqui.
Tente visitá-la logo pela manhã, antes dos grandes grupos chegaram. Basta combinar com um barqueiro no píer e sair por volta de 7h para ver esse paraíso assim (saiba tudo pra fazer seu passeio).
A praia faz parte de um parque nacional e não há hotéis, então não é possível dormir ali. O mais perto disso é dormir num dos barcos que fazem o tour e ser o primeiro a desembarcar ali. Mas certifique-se da hora de voltar. Muitas vezes esses barcos voltam antes mesmo de o sol tocar as águas da praia, ou seja, você não irá ver um cenário tão bonito, embora ele esteja vazio.
Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pra Tailândia Não viaje pra Tailândia sem um seguro. Você evita dores de cabeça num eventual problema de saúde e até com cancelamentos e atrasos de voos. É barato e te deixa tranquil(o) já saindo do Brasil com um seguro contratado. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto (veja aqui). |
3. AS ILHAS PHI PHI
Phi Phi na realidade são duas ilhas: Phi Phi Don, onde fica o centrinho da vila, e Phi Phi Leh, onde fica Maya Bay. A primeira tem seu charme, apesar de parecer meio tumultuada à primeira vista. Você realmente irá se sentir numa ilha sem carros e sem avenidas, apenas com algumas ruelas que parecem um labirinto repleto de bares e restaurantes.
Claro que a ilha tem seus defeitos e, assim como o resto da Tailândia, sofre com o turismo predatório. Não é difícil encontrar lixo, entulhos e até mal cheiro. Mais um motivo pra você viajar pra Phi Phi antes que esse paraíso um dia acabe (espero que ao contrário: haja uma melhor administração do turismo).
4. O PÚBLICO
Phi Phi é destino de um público jovem e animado. Talvez um dos lugares que eu já tenha visitado com mais “gente bonita” por metro quadrado. Gente do mundo todo.
Claro que com isso, o centro da ilha tem um ritmo mais jovem, eufórico. Se quer relaxar ou descansar, melhor ficar em regiões mais afastadas, como Long Beach. Veja aqui todas as praiasde Phi Phi.
5. VIDA NOTURNA
Por conta justamente do público jovem, a noite é animada em Phi Phi de segunda a segunda. Luaus, shows de malabares com fogos, baladas na praia e até um bar com ringue de muai thai, onde você mesmo pode subir e lutar.
O lado da baía de Loh Dalam é o mais animado. Pra uma noite mais tranquila ou romântica, vale a área de Tonsai, próxima do píer.
6. O PÔR DO SOL
Não dá pra não ficar de queixo caído com o fim de tarde por aqui. Alguns dos melhores lugares são a mirante Phi Phi View Point e também a praia de Long Beach, que fica a uns 30min de caminhada do píer ou menos de 10min de longtail (normalmente 100 bahts cada trecho – cerca de US3).
7. GASTRONOMIA
Por conta do público internacional, aqui foi um dos lugares mais tranquilos pra comer na Tailândia (tem hora que a comida tailandesa cansa!). Há opções pra todos os bolsos e gostos, de comidas locais a pratos internacionais. Você vai encontrar dos tradicionais pad thai a churrasco, muita pizza e massa.
8. PREÇOS
Ao contrário de outras praias vizinhas famosas, como Phuket ou Railay, Phi Phi ainda consegue manter o custo relativamente baixo, um pouco só mais elevado que Bangkok. Mesmo para se hospedar, você consegue boas opções até mesmo de frente pro mar (veja aqui).
9. BAMBOO ISLAND
Essa ilha de águas azuis e cristalinas fica perto de Phi Phi, a cerca de 30min de longtail ou ainda menos de speed boat. Faz parte do parque nacional, estão se você visitá-la no mesmo dia que Maya Bay, não precisará pagar a taxa novamente.
Tente chegar pela manhã ou no máximo até umas 14h. A primeira vez que fui meu passeio só chegou por volta das 16h. Com pouca incidência do sol, a água na estava tão bonita como na segunda vez, quando fui cedo.
10. PHI PHI VIEW POINT
Um dos jeitos mais legais de ter uma ideia da beleza de Phi Phi é do alto. Visitar o Phi Phi View Point te dá uma vista de tirar o fôlego. A subida pode ser um pouquinho complicada, ainda mais no calorão tailandês, mas compensa cada gota de suor. Como disse mais acima, vale tanto durante o dia, com o mar azulzinho, como no fim de tarde pra ver o pôr do sol dourado.
E aí? Achou motivos suficientes pra viajar pra Phi Phi? Tem mais algum? Conta pra gente!
O que fazer em Itacaré, Bahia: 10 coisas que valem a viagem
São tantas opções de o que fazer em Itacaré, na Bahia, que você acaba tendo que controlar bem seu tempo na cidade baiana pra não perder nada. Praia, natureza, badalação e muita cultura popular convivem juntos numa atmosfera que conquista gente do mundo todo.
São tantas opções de o que fazer em Itacaré, na Bahia, que você acaba tendo que controlar bem seu tempo na cidade baiana pra não perder nada. Praia, natureza, badalação e muita cultura popular convivem juntos numa atmosfera que conquista gente do mundo todo.
É só percorrer por 10 minutos as ruas ou praias da cidade pra ver a quantidade de “gringo” que veio visitar e acabou ficando por aqui. Se Itacaré fisgou tanta gente, é porque tem algo especial.
Abaixo listamos 10 coisas que consideramos tornar sua viagem inesquecível quando a dúvida for o que fazer em Itacaré.
1. PRAIAS DA CONCHA E DA COROA
A Praia da Concha é a principal da orla urbana de Itacaré. Fica perto do centro e reúne as maior quantidade de boas barracas de praia. Apesar da boa estrutura e fácil acesso, há outras praias mais bonitas, como mostraremos abaixo.
Já a Praia da Coroa é bem central, mas não é recomendada para banho. Ela funciona principalmente como atracadouro de barquinhos de pescadores.
2. MAIS PRAIAS URBANAS
A partir da Rua da Pituba, seguindo as placas, chega-se às praias do Resende, Tiririca, do Costa e Ribeira, que apesar de mais distantes ainda são consideradas urbanas. Dá pra ir de carro ou até mesmo caminhando por cerca de 15 a 20 minutos.
As três praias são lindas, têm um ar menos urbanizado, e são frequentadas por jovens e surfistas. Há estrutura de bar e lanche em algumas delas.
3. RUA DA PITUBA
Essa é a rua onde tudo acontece em Itacaré. Bares, restaurantes, cafés, lojinhas, artesanato, artistas de rua, música ao vivo… Algo que não falta na programação de quem quer saber o que fazer em Itacaré, principalmente à noite!
4. PÔR DO SOL NO MIRANTE DO XARÉU
Se o pôr do sol no Arpoador é algo disputado no Rio, aqui em Itacaré o local mais procurado é o Mirante do Xaréu, que é um dos poucos lugares virados para oeste. O acesso é feito pela Praia das Conchas. Todos os fins de tarde os turistas se reúnem ali pra admirar o espetáculo com vista para o Rio de Contas e a Praia da Coroa (saiba tudo sobre o pôr do sol).
5. TOUR DAS QUATRO PRAIAS
Esse é um passeio bem comum oferecido pelas agências. E vale a pena. Com ele você fará trilhas até as praias de mais difícil acesso, mas também aquelas consideradas as mais bonitas: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e a minha preferida, Itacarezinho. As trilhas são leves, com no máximo 20min de caminhada cada uma. Mas é recomendável ter um guia por questões de segurança (conheça todas as praias).
6. CACHOEIRAS
Itacaré também é cercada por cachoeiras. Uma das mais famosas é a de Tijuípe, a cerca de 15km da cidade. O acesso é fácil pela BA-001, que segue pra Ilhéus. A entrada custa R$17 (preço de 2017) e além do poço ótimo para banho, há uma boa estrutura com restaurante e banheiros. Ela também costuma entrar no roteiro do “tour das quatro praias” oferecido nas agências.
7. A TERRA DO CACAU
Essa região é chamada de Costa do Cacau, por ser a principal produtora da fruta no Brasil, incluindo Ilhéus, que é a mais famosa das cidades produtoras. Então não perca a oportunidade de provar seus derivados que, por incrível que pareça, não têm gosto de chocolate, como sucos e caipirinhas. Se preferir, na cidade você encontrará algumas lojas de chocolate artesanal, como a Vila Rosa.
8. A CULINÁRIA BAIANA
Não tem como ir à Bahia e não se apaixonar pela culinária local. Mesmo que você não goste de frutos do mar ou até mesmo do dendê, sempre haverá algo que se encaixe no seu gosto. Moqueca, acarajé, abará, bobó, tapioca e carne de sol são só algumas das opções que aqui podem custar até três vezes menos que em grandes centros como São Paulo.
9. UM TOQUE DE SOFISTICAÇÃO
Um dos melhores restaurantes de Itacaré é praticamente secreto. Ele fica dentro do hotel boutique Vila Barracuda e, embora aberto ao público em geral mediante reserva, não é divulgado. O chef Fernando Luz prepara os pratos com sofisticação e sugere aos clientes as melhores opções de acordo com os ingredientes mais frescos do dia. É uma culinária maravilhosa.
10. ESTIQUE ATÉ A PENÍNSULA DE MARAÚ
Se tem uma coisa que valeu a pena foi ter esticado a viagem até a Península de Maraú. Seja pra passar alguns dias nas lindas praias de lá ou apenas num bate-volta até as Piscinas Naturais de Taipu de Fora, vale tentar incluir no seu roteiro.
| ONDE FICAR
Durante os dias em que estivemos na cidade, nos hospedamos em dois hotéis com propostas diferentes. O Vila Barracuda, como disse acima, é um hotel boutique mais intimista, perfeito pra casais ou amigos que buscam conforto e atendimento exclusivo.
Já o Ecoporan Hotel Charme & Spa, o outro estabelecimento onde nos hospedamos, tem aquele clima de hotel de praia familiar, mas sem perder a boa estrutura. Os dois foram uma grande escolha pois, além do conforto, estão muito bem localizados.
É difícil escolher as melhores praias do Algarve, uma das regiões mais bonitas de Portugal e um dos destinos mais procurados da Europa durante o verão. Foram apenas cinco dias em que estive por aqui, mas o suficiente pra voltar apaixonado. São tantas e tantas praias lindas, que daria pra ficar meses.
As melhores praia do Alagrave, Portugal: 10 das mais bonitas
É difícil escolher as melhores praias do Algarve, uma das regiões mais bonitas de Portugal e um dos destinos mais procurados da Europa durante o verão. Foram apenas cinco dias em que estive por aqui, mas o suficiente pra voltar apaixonado. São tantas e tantas praias lindas, que daria pra ficar meses.
Já que não deu pra fazer tudo, nesse post compartilho algumas das melhores praias do Algarve. Mas pode ter certeza que além dessa lista tem muito mais a ser visto!
A costa do Algarve tem cerca de 150km de extensão e as praias mais bonitas se estendem entre as cidades de Lagos e Faro, que foram os locais onde montei base na minha viagem.
1. DONA ANA, LAGOS
Essa é não apenas uma das praias melhores praias do Algarve, como também já foi eleita uma das mais bonitas do mundo. Fica bem perto do centro de Lagos e dá pra ir até mesmo caminhando (saiba tudo).
2. PRAIA DO CAMILO, LAGOS
A Praia do Camilo é vizinha da Dona Ana, também em Lagos, mas não tive como deixá-la de fora da lista. É tão bonita quanto! Cercada por falésias, tem o acesso feito por meio de uma escadaria. O interessante é que ela é dividida em duas e pra passar de um lado pro outro é preciso usar um pequeno túnel gravado na rocha. No alto da falésia, o Restaurante O Camilo é uma boa pedida e tem uma linda vista.
3. PRAIA DA MARINHA, LAGOA
Além de ser uma das mais famosas praias do Algarve, a Praia da Marinha também é considerada uma das mais bonitas do país. Fica na cidade de Lagoa (não confunda com Lagos). Do topo das falésias, não deixe de apreciar as esculturas feitas na rocha pelo vento e pelo mar.
Seguro Viagem é obrigatório em Portugal Muitos países da Europa, inclusive Portugal, exigem seguro viagem de brasileiros. Ele não é caro e ainda evita que qualquer imprevisto estrague sua viagem. Nós sugerimos que você faça a cotação na Seguros Promo, que encontra os melhores preços entre diversas seguradoras. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto! |
4. PRAIA DO CARVOEIRO, LAGOA
Perto da Praia da Marinha, a Praia do Carvoeiro fica numa vila de pescadores que é puro charme. A pequena baía tem águas transparentes, casinhas coloridas e pode-se fazer passeios de barco.
5. PRAIA DA FALÉSIA, ALBUFEIRA
A estreita faixa de areia contrasta com o colorido das falésias e o mar azul. É um lugar concorrido no verão, mas é fácil encontrar um cantinho vazio pra curtir a linda Praia da Falésia.
6. PRAIA DE VILAMOURA, LOULÉ
Loulé é uma cidade que ainda guarda um pouco de vida interiorana apesar do clima cosmopolita. Tem praias extensas e com boa estrutura. Vilamoura é uma delas. Pra quem gosta de resorts, pertinho daqui fica a Praia do Vale do Lobo, famosa pelos grandes hotéis pé na areia.
7. PRAIA DA ROCHA, PORTIMÃO
Apesar de não ter a água com tantos tons azuis como as de Lagos, a Praia da Rocha, em Portimão, tem cerca de um quilômetro de areia, ótima estrutura e é destino de milhares de turistas todo verão. No alto da falésia, há muitos barzinhos e restaurantes com vista pro mar. Uma delícia parar ali e tomar uma cerveja curtindo o visual.
8. PRAIA DE BENAGIL, LAGOA
O ponto alto da praia é pegar um caiaque ou fazer um passeio de barco para visitar a gruta de Benagil. Dentro dela, fica uma prainha de tirar o fôlego.
9. PRAIA DA ALBANDEIRA, LAGOA
Com tantas praias famosas em Lagoa, a Albandeira é uma espécie de segredinho pra quem procura as melhores praias do Algarve. Mesmo que praticamente isolada e com acesso não muito fácil até a água, tem restaurantes e até estacionamento.
10. ILHA DA TAVIRA, TAVIRA
Essa é pra quem busca tranquilidade e contato com a natureza. A cerca de 20min da cidade de Tavira, a ilha de mesmo nome tem ligações frequentes de barco. Apesar de muito popular, basta uma curta caminhada pra você encontrar um lugar só seu. Mesmo com clima de tranquilidade, existem cafés, restaurantes e um local para camping.
Nenhum comentário:
Postar um comentário