O que não faltam são razões para conhecer a Toscana, na Itália. Arte, história, vinhos, gastronomia e moda são alguns dos destaques da região, que também é conhecida por Florença, por ser a terra de Leonardo da Vinci e o local em que está a famosa Torre de Pisa.
Listamos abaixo dez motivos para visitar a Toscana o quanto antes. Confira:
1. CONHECER FLORENÇA
Florença, capital da Toscana, é a cidade berço do Renascimento. Durante os séculos 16 e 17, foi o centro criativo da Europa. Por isso, nomes como Dante Alighieri, Maquiavel, Michelangelo, Botticelli e Leonardo da Vinci fazem parte de sua história. Vale a pena andar pelo centro histórico e ver de perto monumentos importantes, como a Praça da Reppublica e a Catedral, além de conhecer igrejas e passear por suas ruas. Não deixe também de experimentar a comida de rua e visitar lugares importantes como o Lar de Dante.
2. MUSEUS
Como já dissemos, a Toscana é rica em história. Portanto, um dos melhores lugares para entender tudo o que se passou por ali é no museu. É possível reservar um city tour com uma guia brasileira pelos principais museus da região. O city tour começa pela Galeria dos Ofícios(Galleria degli Uffizi), o principal museu de Florença e um dos mais antigos do mundo. Lá, dá para ver de perto obras de Leonardo da Vinci, Rafael, Botticelli e Michelangelo. O Museu da Academia de Belas Artes de Florença (Galleria dell’Accademia) também deve fazer parte do roteiro dos apaixonados por cultura. A mais antiga escola de Belas Artes do mundo possui esculturas famosas, como Davi, de Michelangelo.
3. PASSEAR PELAS ESTRADAS DE VINHOS
Conhecer as vinícolas é um passeio inesquecível na Toscana. Bolgheri, que fica a 130 km de Florença, é um local conhecido internacionalmente pela produção de vinhos. Além do cenário incrível, degustar os vinhos e aprender sobre o processo de produção deixam o passeio ainda mais interessante. As vinícolas de Brunelo di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano, além da região de Chianti, também são pontos fundamentais para aqueles que querem ver de perto alguns dos melhores vinhos do mundo sendo produzidos. Outra forma interessante de degustar vinhos na Toscana é passear por pequenas e médias vinícolas. Desta forma, o visitante poderá ver de perto todo o processo de produção, conhecer as pessoas que vivem e trabalham ali e ainda ter os donos das vinícolas como guias do passeio. Além disso, não deixe de fazer um piquenique em meio aos vinhedos e as colinas do Chianti. Será uma experiência inesquecível.
4. CONHECER O INTERIOR DA TOSCANA
O interior da Toscana também é rico em história e cultura. Andar por Siena é fazer um passeio por séculos e apreciar os detalhes de sua paisagem. Passe pela Plazza del Campo, o Palazzo Comunale e a Catedral. Não deixe também de conhecer a cidade medieval de San Gimignano, a cidade das cem torres, já que até o século XIII a presença destes edifícios simbolizavam poder e riqueza. Já a também medieval Volterra tem muita história em suas ruas estreitas, muros altos, palácios e igrejas. Vinci, um vilarejo de cerca de 1500 habitantes, é conhecida por ser a terra de Leonardo da Vinci. Lá está a igreja em que ele foi batizado e a casa em que morava. Luccatambém reserva experiências inesquecíveis, já que a cidade foi protegida por 5 km de muros e não se envolveu em nenhuma batalha. Pienza, Certaldo e Montepulciano são outras cidades que devem entrar no roteiro.
5. CONHECER A TORRE DE PISA
Claro que a Torre é a maior atração de Pisa, mas a cidade possui outros encantos como belas praias e um dos maiores parques florestais da Toscana. Arquitetura, história, arte e cultura fazem de Pisa um destino muito interessante. A sua torre foi construída para servir de abrigo para o sino da igreja, mas sua inclinação não foi proposital.
6. GASTRONOMIA TOSCANA
Imagine degustar vinhos, comer massas e ainda experimentar o autêntico queijo pecorino de Pienza. Isso é o que acontece durante um tour eno-gastronômica pela Val D’Orcia. Agora, se você gosta de colocar, literalmente, a mão na massa, não deixe de fazer uma aula de culinária em uma trattoria. O casal Vittorio, italiano com mais de 30 anos de experiência na gastronomia do país, e Cristiana, brasileira especialista em sobremesas e que vive na Itália desde 2002, inaugurou um restaurante charmoso em Montepulciano e agora abre as portas para ensinar aos brasileiros um pouco da culinária italiana. Em Florença, a comida de rua também tem seu encanto. Vale a pena fazer um tour por suas vielas parando para experimentar os sabores da região e conhecer também todos os seus mercados.
7. UMA VIAGEM ROMÂNTICA
Por si só, a Toscana já é uma região romântica, mas existem algumas atividades que podem deixar a viagem ainda mais perfeita para os apaixonados: passear pelas plantações de girassóis entre os meses de junho e agosto, andar de carruagem em Pisa ou Florença, fazer um passeio de balão no Chianti, passar a noite em um verdadeiro castelo romântico, fazer um passeio de barco em Florença ou até mesmo contratar fotógrafos para fazer um ensaio cheio de fotos e vídeos românticos.
8. CAÇA ÀS TRUFAS
As trufas são o diamante da culinária italiana. Como na Toscana há trufas o ano inteiro, há um tour de “caça às trufas” nas colinas de San Miniato. A trufa não é fácil de ser encontrada e não pode ser cultivada. No tour, os turistas, além de caçar as trufas com a ajuda de um cachorro, aprendem a cozinhá-la e degustam um prato de entradas com trufas acompanhado de vinho.
9. FESTAS MEDIEVAIS
Quem viaja para a Toscana pode fazer também uma viagem ao tempo. Durante todo o ano acontecem diversas festas medievais em várias cidades da região com personagens usando roupas típicas, contadores de histórias e músicos. Os eventos acontecem durante o ano todo, mas, principalmente, em épocas mais quentes, já que são ao ar livre.
10. COMPRAS
Quem disse que só quem vai para os Estados Unidos consegue fazer ótimas compras? Na Toscana também há outlets de marcas famosas como Prada, Dolce & Gabbana, Fendi e muito mais. Para quem quer as dicas de alguém que entende, há como agendar um personal shopper, que vai te ajudar a escolher as peças certas sem gastar muito e economizando também seu tempo. Pra quem gosta de moda, o museu Ferragamo, que documenta o trabalho de Salvatore Farragamo, e o Museu Gucci não podem faltar no roteiro.
TOSCANA COM GUIA BRASILEIRA
Já deu pra perceber que o que não faltam são razões para conhecer a Toscana, mas uma outra dica pra quem quer visitar a região é que há como fazer todos os tours em português. A Deyse Ribeiro é uma brasileira que vive na Itália e faz tour personalizados para brasileiros. No site dela há todos os tours disponíveis e dicas para conhecer a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário